A CERPA Cervejaria Paraense realizou, entre os dias 3 e 7 de junho, a I Semana Interna de Segurança de Alimentos e a II Semana Interna de Meio Ambiente, eventos que destacaram a importância da segurança de alimentos e da sustentabilidade no ambiente industrial. A iniciativa teve como objetivo não apenas celebrar o Dia Mundial do Meio Ambiente e o Dia Mundial da Segurança de Alimentos, mas também conscientizar os colaboradores sobre os projetos sustentáveis e as práticas de qualidade da empresa.
Seiyen de Oliveira, Auxiliar de Processo de Qualidade na CERPA e uma das idealizadoras do evento, explica que a ideia surgiu para reforçar a importância dessas datas e disseminar informações sobre os projetos sustentáveis da cervejaria. “Queríamos mostrar aos nossos colaboradores quais são os projetos sustentáveis que a CERPA desenvolve, nossas matrizes energéticas, como funcionam os nossos tratamentos de efluentes e aproximar os setores da empresa”, destaca. Ela conta ainda que essa integração permite que todos conheçam os pontos críticos da indústria e como cada área contribui para garantir a qualidade do produto final, celebrando juntos os esforços em segurança e sustentabilidade.
Karina Pantoja, Engenheira de Segurança do Trabalho da CERPA e também organizadora do evento, acrescenta que a programação foi diversificada, abordando tópicos como a segurança de alimentos dentro dos processos, a qualidade do produto CERPA através de análises químicas realizadas no laboratório, educação ambiental dentro da indústria, coleta seletiva e os processos cervejeiros. “Trouxemos palestrantes em parceria com a IFPA, Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Fumbosque, além dos nossos coordenadores e gestores da área industrial, para aproximar o conhecimento dos processos que temos dentro da cervejaria”, afirma.
Além das palestras e atividades práticas, houve também a participação ativa dos colaboradores em discussões sobe os temas, que proporcionaram uma maior compreensão e valorização das práticas sustentáveis e de segurança de alimentos implementadas pela CERPA. A colaboração com instituições acadêmicas e governamentais também enriqueceu o evento, trazendo perspectivas externas e novas ideias para aprimoramento e conhecimento.