Cerpa Cervejaria realiza Ações de Conscientização na Semana do Meio Ambiente

A Cerpa Cervejaria realizou de 5 a 7 de junho, dentro da Semana do Meio Ambiente, diversas ações de sustentabilidade dentro e fora da Empresa.  Foram ministradas palestras, visitas em escolas da comunidade da Pratinha, presença dos alunos da FUNBOSQUE na empresa, além de realizar doações de mudas aos colaboradores.

As ações dentro da Cerpa começaram com a apresentação da Startup “Copinho do Bem”. A empresa tem o objetivo de inserir mais sustentabilidade em locais pela cidade, tendo o copo reutilizável como ferramenta de mudança social. Além de uma palestra educativa, a ação eliminou o uso de copos descartáveis do refeitório da Cerpa, promovendo a sustentabilidade na prática, gerando economia e inserindo valores para todos que ali frequentam.

Atualmente, na cervejaria são usados cerca de 5 mil copos descartáveis por semana no refeitório, deste modo, nos três dias de evento, foi possível eliminar o uso de mais de 2.000 desses descartáveis, respeitando o tripé da sustentabilidade, sendo economicamente viável, ambientalmente correto e socialmente justo.

Alex Lobato, CEO do Copinho do Bem, reforça que o impacto da ação é super positivo e inicia um processo para que outras ações e posicionamentos aconteçam na empresa. “É legal perceber que uma pequena atitude insere novas práticas sustentáveis no local e desperta o consumo consciente na vida de todos que participam. Mudar os hábitos e educar, para termos uma cidade e um planeta mais bonito e sustentável”, conclui.

Conscientização dos colaboradores

Ao longo das atividades do evento, foram realizadas também palestras de conscientização, que abordaram temas como Gestão de Resíduos Sólidos, Mudanças Climáticas e o Uso Sustentável de Recursos Naturais. Ao todo, mais de 160 colaboradores participaram das atividades.

Crislaine Lima, Técnica de Meio Ambiente da Cerpa, realizou uma palestra sobre Gestão de Resíduos Sólidos. Ela conta da importância de abordar esses temas no ambiente de trabalho. “Esse é um assunto muito relevante tanto aqui pra a nossa empresa, quanto pra nossa casa, para que os colaboradores se sensibilizem com o assunto e possam a partir de hoje fazer a gestão de resíduos correta e serem os nossos agentes multiplicadores”, afirma.

Ação nas escolas

A Cerpa visitou 4 escolas da comunidade da Pratinha de ensino fundamental e médio. A ação, que visou abordar assuntos de conscientização, ocorreu nas escolas Eunice Weaver, Estrada Nova, Dr. Paulo Fontelles de Lima e Escola Estadual de Ensino Fundamental Pratinha II. As atividades tiveram um alcance de mais de 600 alunos no total.

Iolanda Souza, Coordenadora na Escola Paulo Fontelles, conta que essa visita foi muito importante para enriquecer cada vez mais de conhecimento os estudantes. “Estamos trabalhando fortemente essas questões ambientais em sala de aula, então eles ficaram bastante envolvidos com as atividades. Ficamos muito agradecidos por essas ações, a nossa escola precisa receber cada vez mais atividades desse jeito e podemos juntos desenvolver essa conscientização ambiental nos nossos alunos”, afirma.  

Além das ações na comunidade durante na Semana do Meio Ambiente, a Cerpa recebeu ainda para uma visita 30 alunos do curso técnico em meio ambiente da Fundação Centro de Referência em Educação Ambiental – FUNBOSQUE. Os alunos conheceram as práticas ambientais que a Cerpa realiza na estação de tratamento de água, estação de tratamento de efluentes, central de resíduos e caldeira, com a queima de biocombustível.

O objetivo da ação foi mostrar quais as práticas ambientais a empresa adota e qual a importância de utilizá-las no dia a dia. Heliane Oliveira, Analista de SGI da Cerpa, conta que os alunos tiveram explicações técnicas de profissionais da Empresa e ficaram maravilhados. “Ficamos muito agradecidos pela presença e da oportunidade de poder repassar esse conhecimento para esses futuros profissionais, incentivando também a importância da consciência ambiental. Essas ações nos aproximam da comunidade e buscaremos cada vez mais abrir portas para esse conhecimento”, conclui. 

Assine nossa newsletter

E receba notícias e benefícios exclusivos da marca.